sábado, 16 de julho de 2011

Os Malogrados

Data de Lançamento
2011
Gênero
ROMANCE
Sobre
FATOS HISTÓRICOS DO SÉCULO XVIII

Romance baseado no século XVIII, que evidencia os obstáculos que as pessoas tinham no amor, nos desejos e nas conquistas de uma vida prazerosa. Além do que, fala de um Rei soberbo sem a mínima competência para reinar. Fatos envolvendo o sofrimento dos marginalizados da época, como escravos, mulheres, crianças e Cristãos-Novos estão bem focados. O tema sobre a Inquisição tem grande respaldo, em virtude de um Inquisidor basear-se em premissas defendidas na época da Inquisição da Idade Média; seguidor da doutrina do Grande Inquisidor Geral Tomaz de Torquemada, ele passa a manifestar-se numa era de revoluções e transformações, opondo-se aos novos ideais Iluministas e políticos. Daí que surgem conflitos, e A igreja acaba enfraquecendo-se em virtude dos exageros nas torturas e condenações de tanta gente.

PERSONAGENS:

LÚCIO - Príncipe do reino. No início demonstra revolta pelos pais em virtude deles quererem moldar sua vida. Não tinha nenhum interesse em adquirir o reinado, mas depois apresentou um idealismo em tomar o trono pela questão deprimente que se encontrava o governo de seu pai.

MARTA - É sonhadora e também deprimente pelas atitudes dos pais hipócritas; encontra nas dificuldades a força para enfrentar todo tipo de problema.

D. CONSTANTINA - Representa a sobriedade, integridade e sabedoria. O conhecimento que possuia em vários assuntos era devido à sua experiência de vida - A escolha de uma mulher como detentora de assuntos políticos e religiosos era demonstrar que o gênero feminino também possuia grande inteligência e não apenas os homens, como era evidenciado na época.

ABELARDO - Jovem médico, apaixonado pela profissão e preocupado pela cura das moléstias. Seus ideais fazem com que ele tenha uma disposição em conhecimentos das doenças que ultrapassam dos limites de qualquer ser humano.

MAURO BRAGANÇA - Grande inquisidor geral; nomeado pelo Concílio de Roma e unido às projeções do reino do país; este personagem obstinado e severo é a representação absoluta daqueles que abusam do poder nos aspectos político, social e religioso.

ISABEL - Mullher sensata; um exemplo de mãe, esposa e dona de casa. Vive à proteção dos filhos. É o tipo de mulher com todas as virtudes, difícil de se encontrar.

JONAS - Marido de Isabel; grande fazendeiro que disponibiliza ao reino milho e arroz; demonstra grande competência nos negócios.

D. GUILHERME - É o rei. Representação daqueles governantes que vivem a explorar a classe proletariada em virtude dos altos impostos. Vive do luxo que sua condição lhe dá.

MARIA QUITÉRIA - É a rainha. Mesmo com todo o poder em mãos, mostra-se uma mulher frágil, sem iniciativa, que vive nos deslumbres de congratular o filho Lúcio.

D. ORLANDO DE MORAES - Homem de temperamento forte e alterado. É a representação nata da insipiência, mas mesmo assim tinha quem o admirava.

D. MARGARETE DIAS - Esposa de D. Orlando, mãe de Marta e afilhada de D. Constantina; defende a posição da mulher como submissa ao marido e um ser inferior.

MARCO POLO - Capitão do exército, que demonstra fidelidade a D. Guilherme e ao reino dele.

FLORIANO - É a representação do fanático religioso, capaz de arriscar a pele até dos mais próximos em virtude da Igreja.

JOSEPH LOUVAIN - Metaforicamente dizendo, seria como um Marquês de Pombal. Chega ao reino para abalar as estruturas do governo de D. Guilherme. É nomeado ministro.

FERDINANDO - Um dos conselheiros que leva seu trabalho a sério, não se aproveitando da boa vida que essa condição lhe dá, como fazem todos os outros conselheiros.


BURNIER -  É o filósofo e poeta, adepto da nova vertente Iluminista. Possui um grande dinamismo de raciocínio, e vem consolidar, com suas ideias, um pensamento mais igualitário entre as pessoas. 

JOANA - Escrava que serve Marta. Sua dona a considerava como amiga. Passou por inúmeros percalços em razão de sua condição social. 

AIMÉE - Mulher protestante, que encontra forças e base para seguir suas ideias e contradições. É uma mulher séria, de poucas palavras.

MARIA RITA - Moça nova e inocente. É o típico personagem representativo da castidade, que nasceu para o casamento e servir integralmente o marido; é a falta de intelecto demonstrada em todas as ocasiões.

D. HENRIQUE - Personagem de identidade muito duvidosa, que ao decorrer da história vai sendo delineada.


PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS E PALAVRAS-CHAVE:

SOBERANIA, ARCADISMO, ILUMINISMO, INQUISIÇÃO, CIÊNCIA, RELIGIÃO, CRISTÃOS-NOVOS, TORTURAS, OPOSIÇÃO DE IDEIAS E BUSCA INCESSANTE DE IDEAIS.

CENÁRIOS: 
Palácio Real
A Vila
Prédio do Santo Ofício ( Sede da Inquisição )
Eventual Arcádia
Bosque
Taberna
Cadafalso da forca no centro da vila
Editor de publicações
CLUBE DE AUTORES
Website

Nenhum comentário:

Postar um comentário